2000 2 - cópia

Biografia


Paraisópolis, Brazil, 1920 —
Belo Horizonte, Brasil, 2002

A simplicidade assertiva de uma escultura de Amilcar de Castro lava a percepção, eliminando os resíduos de frivolidade. Da decodificação do corte firme ou da dobra clara no ferro decorre uma experiência de purificação da inteligência. A “forma que não deixa resto”, expressão do artista para definir sua produção, advém do despojamento geométrico que com um ou dois gestos transforma superfície planar em tridimensionalidade. Esse movimento de corporificação essencial e direto facilita uma relação franca do espectador com a obra, sem rodeios, sem hermeticidade. Explicita, assim, a singularidade da escultura brasileira desenvolvida desde o início dos anos 1950, assentada na terra como corpo que se abre à convivência com o entorno, especialmente com quem interage com a obra. O entorno, de fato, é a parte mais tridimensional dessas esculturas levantadas da placa plana. Não se olha o mundo pela fenda. É o mundo que venta pelo corte e pela dobra da escultura. Terra, vivência e simplicidade, aliadas à racionalidade matemática, produzem a diferença proposta no Manifesto Neoconcreto, do qual  Amilcar de Castro foi um dos signatários em 1959.


O que é uma galeria de arte? - Peter Cohn

O que é uma galeria de arte? - Peter Cohn


Peter Cohn, fundador da Dan, narra este vídeo com obras de Mira Schendel, Lygia Clark e Amilcar de Castro.


Exposição “Linha Atemporal”

Exposição “Linha Atemporal”


Exposição “Linha Atemporal” na Dan Galeria com texto curatorial de Paula Braga.


Centenário Amilcar de Castro

A Dan Galeria presta homenagem ao centenário do artista mineiro Amilcar de Castro.


Em parceria com o Instituto Amilcar de Castro, A Dan Galeria tem o orgulho de celebrar o centenário de nascimento do artista que transformou o plano em espaço.


Amilcar de Castro - 100 Anos

Amilcar de Castro - 100 Anos


É com muita alegria que abrimos a exposição em homenagem à este grande artista brasileiro, que transformou o plano em espaço: "Amilcar de Castro - 100 anos".


Exposição "Linha, Cor e Movimento"

Exposição "Linha, Cor e Movimento"


Apresentamos Linha, Cor e Movimento. A nova exposição online de acervo da Dan Galeria.


Dan Galeria no projeto "Arte em Campo"

Dan Galeria no projeto "Arte em Campo"


A Dan Galeria participa do projeto “Arte em Campo” com as obras de Amilcar de Castro, Franz Weissmann e José Spaniol.


Amilcar de Castro 100 anos - Depoimento Rodrigo de Castro e Flávio Cohn

Amilcar de Castro 100 anos - Depoimento Rodrigo de Castro e Flávio Cohn


Como Rodrigo de Castro - filho de Amilcar - bem colocou, uma exposição que comemora 100 anos não é uma exposição comum: "eu trouxe pra cá obras que nunca saíram do Instituto, que nunca foram vistas". Nossa exposição do centenário de Amilcar de Castro