DSC00637 - cópia

DAN Galeria

Rua Estados Unidos, 1638
01427-002 São Paulo/ SP
Brasil


A DAN Galeria foi fundada em 1972, em São Paulo, por Gláucia e Peter Cohn. Nos primeiros anos de atividade, a galeria concentrou-se na arte moderna brasileira, apresentando obras de importantes artistas do movimento modernista de 1920, tais como Di Cavalcanti, Antonio Gomide, Ismael Nery, Tarsila do Amaral entre outros. Ainda nos primeiros anos de funcionamento, artistas como Alfredo Volpi, Cícero Dias, Antonio Bandeira e Yolanda Mohalyi foram incorporados ao grupo representado pela galeria que, ao longo das últimas décadas, expandiu-se também para a produção internacional e para a arte contemporânea.

O departamento de arte contemporânea foi criado em 1985 por Flávio Cohn, filho do casal fundador. Posteriormente, seu irmão Ulisses Cohn também se associou ao quadro de direção da DAN. Juntando pesquisa histórica e sintonia com o mercado internacional, nos últimos vinte anos a galeria exibiu obras de Lygia Clark, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Gonçalo Ivo, Ascânio MMM, Macaparana, Sérgio Fingermann e artistas internacionais como Sol LeWitt, Antoni Tapies, Jesus Soto, Cesar Paternosto, Eduardo Stupía, Adolfo Estrada, Knopp Ferro, Ian Davenport, Max Bill, Joseph Albers, além dos britânicos Tony Cragg, Kenneth Martin e Mary Martin.

A DAN Galeria sempre teve por propósito destacar artistas e movimentos fundamentais da arte brasileira do período compreendido entre 1920 e a atualidade. Ao mesmo tempo, mantém uma relação próxima com artistas internacionais, uma vez que os movimentos artísticos historicamente se entrelaçam e dialogam entre si sem fronteiras.

Expor estes entrelaçamentos, realçando a invenção de nossos artistas e os possíveis diálogos com a produção internacional, é o mote de nosso trabalho nas feiras nacionais e internacionais, nas exposições na galeria, no apoio a exposições institucionais e na produção de conteúdo, seja nos mais de 100 catálogos já publicados, seja usando tecnologias digitais.

IMG_6837v2

DAN Galeria

Interior

Av. Ireno da Silva Venâncio, 199
18111-100 Votorantim/ SP
Brasil


Além do espaço expositivo, que deve receber de quatro a oito exposições por ano, a infraestrutura da DAN Galeria Interior conta com reserva técnica para armazenamento de seu acervo e dispõe de um heliponto. O setor educativo da instituição irá proporcionar atividades e ações de cunho sociocultural, como visitas mediadas e debates entre artistas representados pela DAN Galeria e outros artistas da região metropolitana da região de Votorantim e Sorocaba, criando uma interface mais atrativa também para o público local.

À frente da DAN Galeria Interior está Cristina Delanhesi, empresária e produtora cultural com ampla experiência em produção executiva e formatação de projetos culturais. Cristina criou, juntamente com um grupo da sociedade civil, o MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, instituição que preside desde 2008. Além disso, também foi produtora executiva de grandes companhias de dança contemporânea, como a Cia Deborah Colker, e de Concertos Internacionais que circularam pelo interior do Estado de São Paulo. Em suas atribuições, articula-se tanto com produções independentes quanto com parcerias com o poder público.