essa 3 ok 9162

Biografia


Belo Horizonte, Brasil, 1953

“Ao recuperar, na contemporaneidade, as potencialidades esquecidas do modernismo, Rodrigo de Castro realiza experimentações poéticas que redimensionam a compreensão da própria arte.

O seu processo criativo está fundamentado em três organizações plásticas: linhas, formas e cores que segundo o pintor francês Fernand Leger, constituem “a síntese e o próprio poder da pintura”. Rodrigo pretende, desta maneira, ir de encontro à pureza plástica, mediante a redução dos meios de expressão: duas linhas retas que se encontram em ângulos retos imprimem assimetricamente um equilíbrio dinâmico. Desta maneira o pintor reforça a transformação estética realizada a partir do impressionismo que negava o hipotético papel aparencial, duplicador da realidade, reafirmando a autonomia das artes visuais.

Ao demarcar a superfície da tela – com horizontais e verticais – delimita planos de cor que interligados organizam-se pictoricamente em cada quadro. Elimina-se de forma definitiva a relação fundo figura; exemplifica-se a opção pela veracidade deste artista que nos propicia, indiretamente, uma subjetividade advinda do seu próprio processo criativo que tem como meta principal explorar e reforçar a liberdade dos meios plásticos, contrapondo-se a qualquer tipo de representação figural.

Além de priorizar a relação cor/forma Rodrigo de Castro redimensiona alguns parâmetros neoconcretos à procura da representação pictórica autônoma, independente. Em contrapartida à objetividade linear, construída diligentemente, as cores selecionadas apresentam tons sensíveis, incomuns, alcançados com maestria pelo domínio técnico da pintura a óleo que – por ser de secagem lenta – possibilita inúmeras reformulações e impecáveis acabamentos.”

João Spinelli, “Estruturações Cromáticas de Rodrigo de Castro”, 2016


Rodrigo de Castro - Impressões Cromáticas

Rodrigo de Castro - Chromatic Impressions


A individual do artista Rodrigo de Castro abriu sábado, dia 21 de agosto, em parceria com a Papel Assinado.


Exposição "Linha, Cor e Movimento"

Exposição "Linha, Cor e Movimento"


Apresentamos Linha, Cor e Movimento. A nova exposição online de acervo da Dan Galeria.


Dan Galeria Contemporânea - Rodrigo de Castro

Dan Galeria Contemporânea - Rodrigo de Castro


Artista Rodrigo de Castro, representado pela Dan Galeria Contemporânea, em seu atelier em São Paulo.