220310-Dan Galeria-portrait-ph Ana Pigosso-4-hr

Biografia


Macaparana, Brasil, 1952

“A arte de Macaparana é essencialmente brasileira, embora se situe no polo oposto ao brasileirismo de nossa arte modernista, que versava temas nacionais.

Digo que sua arte é brasileira porque ela decorre de um outro processo estético, que começou no Brasil com a introdução da arte concreta, em começos da década de 1950.

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O Concretismo, com sua linguagem geométrica, abre um novo caminho para as artes plásticas brasileiras mas, ao mesmo tempo, conduz a um impasse que dará origem ao neoconcretismo. É que, ao romper com as normas concretistas, o neoconcretismo introduz na arte construtiva opções outras, diversas das que apontava a estética da Escola de Ulm.

A inovação básica do neoconcretismo foi eliminar o quadro como elemento básico da linguagem pictórica. Ele é violentado e substituído pelo que os neoconcretistas chamavam de não-objeto. Em que pese à originalidade da arte de Macaparana – cuja contribuição própria é indiscutível – ela não teria nascido se os neoconcretos não tivessem mudado fundamentalmente a função do quadro como suporte da linguagem pictórica. Nasce aí, por assim dizer, uma nova linguagem.

Em que consiste essa nova linguagem? no fato de que o quadro deixa de ser o lugar onde a linguagem da pintura acontece para ser ele mesmo essa linguagem. Por essa razão, ele muda de forma já que fazer arte, agora, é reinventá-lo, fazer dele o objeto da arte.

Ao dizer isto, estou evidentemente falando de Lygia Clark, de Willys de Castro mas também de Macaparana, herdeiro desse novo caminho aberto à arte por artistas brasileiros.

Outra herança, presente na obra de Macaparana, é a geometria – as linhas retas, os retângulos, os hexágonos, como também formas inventadas, uma geometria outra, que tampouco se confunde com a figura abstrata sobre o espaço do quadro: não, a geometria, neste caso, é a obra mesma, a placa de madeira com a forma que o artista lhe dá.

Vejam bem: estou dizendo que a arte geométrica, no Brasil, realizou uma revolução que, seguindo essa linha, deixou de fazer pintura e passou a inventar com as cores e as formas geométricas um universo outro, uma geometria outra, de que a arte de Macaparana é exemplo notável. “

Ferreira Gullar, “Um Caminho Novo”, 2016


Pré-abertura da Dan Galeria Contemporânea


É com muita alegria que anunciamos a pré abertura do novo espaço da Dan Galeria Contemporânea em São Paulo.


Exposição “Linha Atemporal”

Exposição “Linha Atemporal”


Exposição “Linha Atemporal” na Dan Galeria com texto curatorial de Paula Braga.


Exposição "Linha, Cor e Movimento"

Exposição "Linha, Cor e Movimento"


Apresentamos Linha, Cor e Movimento. A nova exposição online de acervo da Dan Galeria.